sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Elegia Lírica, Vinicius de Moraes


"A minha namorada é muito culta, sabe aritmética, geografia, história, contraponto.

E se eu lhe perguntar qual a cor mais bonita ela não dirá que é a roxa porém brique.

Ela faz coleção de cactos, acorda cedo vai para o trabalho;

E nunca se esquece que é a menininha do poeta.

Se eu lhe perguntar: Meu anjo, quer ir à Europa? ela diz: Quero se mamãe for!

Se eu lhe perguntar: Meu anjo, quer casar comigo? Ela diz... — Não, ela não acredita.

É doce! Gosta muito de mim e sabe dizer sem lágrimas:

-Vou sentir tantas saudades quando você for...

É uma nossa senhorazinha, é uma cigana, é uma coisa

Que me faz chorar na rua, dançar no quarto, ter vontade de me matar e de ser presidente da república.

É boba, ela! Tudo faz, tudo sabe, é linda, ó anjo de Domremy!

Dêem-lhe uma espada, constrói um reino;

dêem-lhe uma agulha, faz um crochê;

Dêem-lhe um teclado, faz uma aurora;

dêem-lhe razão, faz uma briga...!

E do pobre ser que Deus lhe deu, eu,

filho pródigo, poeta cheio de erros;

Ela fez um eterno perdido..."
só mais um dos lindos textos do Vinícius em que eu me encanto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário