quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Vontades

Hoje me deu aquela vontade de escrever um texto imenso, de três dias e um milhão de pensamentos, mas onde foram parar todas as ideias? Minha mente ficou admirando o branco do papel.

Também tive aquela vontade de compartilhar todo o amor que eu sei que existe em mim, não que eu um dia o tivesse por vontade própria, mas ganhei e é tão grande que não cabe em mim, precisa ser doado. Minha vontade era de sair distribuindo todo esse amor e fazer com que todas as pessoas ao meu redor se sentissem tão amadas que também amariam, transformando um amor infinito num ciclo eterno e magnifíco.

Hoje me deu uma vontade grandiosa de colocar a tão fadada mochila nas costas e sair rumo ao desconhecido. Por que o desconhecido me assusta e fascina ao mesmo tempo. Somente o desconhecido me traria situações que não estou acostumada e não teria minhas pré atitudes estabelecidas. Nesses lugares não teria um rótulo e seria eu... desconhecida.

Tive vontade de acabar de uma vez o curso, deixar de lado todo o sofrimento da Engenharia e partir pra uma vida de serviço ou uma vida de praia e rede. Mas ao mesmo tempo senti vontade de estudar loucamente e tirar 10 em todas as provas por que sei que isso me impulsionaria a buscar mais conhecimento e acreditar mais em mim mesma. E também por que curtir as desgraças e graças da vida universitária tem lá seu lado bom.

Veio-me também aquela vontade de me entregar, de viver, de aproveitar cada inspiração. Aquela ânsia desesperada pelo próximo momento com a consciência de que ele poderia ser o último. Afinal de contas, quem sou eu pra poder viver um segundo a mais do que estou fadada a viver? Sim, morrer hoje para mim é lucro, mas não há nada de errado em ter vontade de viver para sempre. Nunca lidaremos bem a morte, a partida, o fim. E hoje... hoje me deu vontade de viver tudo. Tudo de uma vez, num momento, porque a vida é isso mesmo: um momento. O resto é vaidade.

Senti vontade de fazer parte também. Parte de minha própria família, parte do coração de alguém especial, parte da memória de tanta gente, parte de um universo gigantesco no qual sou apenas uma partícula. Queria mesmo era ser parte do pensamento daqueles que, ao que parece, saíram da minha vida e deixaram a maldita nostalgia. Não por que fossem pessoas perfeitas, mas por que eram pessoas. Pessoas de bem, que me tiraram muitos sorrisos, muitas experiências, muitos amores, muitas refeições... ah, o que seria da vida sem as amizades e a nostalgia de recordar bons tempos?!

De verdade, quem sou eu pra me sentir muito importante com um Universo grandiosamente magnifico lá fora?! Seria muita vaidade de minha parte, uma vez que, tendo a mínima noção limitada do tamanho de tudo que existe, acreditar que minhas vaidades e vontades estão acima de todas as outras coisas. Já dizia a música que "querer está tão longe de poder", e eu completaria dizendo que o Universo é grande demais pra que meu querer seja assim tão urgente e importante. E ainda assim, acredito que Aquele que criou tudo isso se importou comigo e me amou da maneira mais linda possível, mesmo com essa imensa insignificância que me define. Se você não acredita, a partir dessa construção aqui descrita, a meu ver, parece que a vida é triste. Vazia de significado se você parar pra pensar em quantos anos viverá e quantos anos tem o Universo. E qual é o sentido de estar aqui.

Mas a minha vontade maior não é te deixar depressivo. De jeito nenhum! Mas não escrevo livros de autoajuda, então me desculpe por perturbar seu pensamento sem apresentar solução. Descubra você mesmo, assim como eu fiz. Deixa a preguiça de lado e vá procurar sua felicidade. Mas já aviso: a alegria permanente tem um só Amor, um só Caminho e uma só Verdade.

O importante é que esse texto é sobre vontades. Boas, ruins, rudes e generosas, são vontades. E são minhas. Cada uma veio hoje me visitar, me chamar pra dançar e pra escrever. No fim das contas, a folha em branco que me encarava foi preenchida e agora posso dormir feliz por ter satisfeito essa vontade inexplicável de escrever que me vem de vez em sempre.





2 comentários:

  1. A chuva deixa a gente assim mesmo, meio triste, meio feliz, meio bobo. Aquele ventinho úmido e cheio de energia haha. Pequena Amélie, você já vive no coração de alguém especial D:

    ResponderExcluir
  2. Acho que vou começar a te chamar de Nino...

    ResponderExcluir