sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Crítica e Opinião.



Filosofia é diálogo; discutir ideias e afirmações. Infelizmente, a maioria das pessoas não participa do que chamamos filosofia. Umas (muitas) por pura ignorância e falta de vontade. Não buscam a sabedoria nem procuram entender a realidade. Outras (muitas, porém menos) que pensam saber demais e não vêem necessidade em aprender mais nada.

A verdade é que, muitas e muitas pessoas só enxergam a realidade quando ela dá um soco na cara. Um puxão de cabelo, um beliscão ou um pisão no pé. Não a enxergam sutilmente; é preciso da ignorância pra que entendam o que é respeito ou o que é viver em sociedade.

Eu não acho nada eficiente que a realidade seja exposta dessa maneira. A grande questão é que não a entenderiam se ela não aparecesse como um soco no estômago. É por isso que muitas vezes encontramos pessoas que falam o que pensam sem medir as consequências. Eu não tiro a razão delas, eu apenas entendo o que elas passam segurando o que está para ser dito a muito tempo.

A boca fala daquilo que o coração está cheio. Tenho que tomar cuidado se o meu coração estiver cheio de mágoa ou de raiva para que elas não transbordem e queimem as outras pessoas. Nosso coração pode estar ardendo em brasas, mas não devemos deixar que nenhuma faísca saia pela nossa boca. Bem pelo contrário, quero que meu coração eteja sempre cheio de amor, de carinho e de alegria; para que sempre que eu puder falar eu possa transbordar sentimentos bons para contagiar o ambiente.

Assim como crianças. Elas não olham para o seu sapato, para o seu cabelo, para a etiqueta da sua roupa. Elas se importam com o amor que você carrega e é capaz de transmitir aos outros. Não julgam nada do que você fez, mas estendem as mãos para fazer as pazes e continuar a brincadeira. Não se preocupam com o que farão amanhã (a não ser que seja o passeio no Zoo) e nem se desesperam por causa do futuro. Acho que foi exatamente por isso que Dostoievski disse que "A alma é curada ao estar com crianças." E acho também que foi pela sinceridade e singeleza de coração delas que Jesus afirmou que delas é o Reino dos Céus.

Bruna Marola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário