domingo, 8 de setembro de 2013

Às avessas

E, de repente 2013 está sendo um ano às avessas.
Ano Novo bem ok, sem muitas surpresas, sem muitas expectativas, sem muitas esperanças pro ano que começava... exceto uma, que continua sendo esperança.
Férias doloridamente longas, muitas expectativas enquanto rodavam tantas listas de vestibular... o dia todo, todos os dias, F5 em várias páginas e toda a clássica afobação de quem quer ter na vida um caminho definido. Pra quem sofreu durante 3 anos com a vida naquela espécie de limbo existencial, sem saber pra onde ir, passando os fins de semana em casa na companhia de filmes e livros, os meses de dezembro, janeiro e fevereiro demoraram a vida para passar.

Aí chegou março, que nem foi tão avesso assim, me trazendo novos horizontes pra vida... e parece que faz 3 mil anos que estou aqui! Não digo pelo cansaço nem por alguma decepção ou erro, mas pela quantidade de coisas realizadas... Já foram tantas provas, tantas matérias, tantos ônibus, tantas passagens... tantos amigos diferentes!
Um oi pros amigos que fiz por aqui, especialmente pras amigas lindinhas, que embora sejam recentes, me aguentam em dias bons, dias ruins, dias de chuva (ah, o caos da chuva na Federal), dias em que amanhece verão e anoitece inverno do Pólo Norte... dias de surto com provas, dias de passar nervoso com projeto de desenho, dias de almoçar na casa das amigas, dias de jogar sueca, dias de sair correndo atrás do ônibus... enfim, se não fosse por vocês a minha vida seria muito mais difícil e triste. Obrigada por serem tão animadas e engraçadas, vocês fazem da minha vida em São Carlos algo mais leve e bonito!

Abril voou mais que maio, que foi sofrido em 2013 também, mas nada se compara aos outros anos. Junho e julho chegaram pra me deixar completamente maluca, com um milhão de provas, trabalhos, estresse e saudade... Saudade de muitas coisas que já foram, que não foram, que me fizeram chorar e sorrir ao mesmo tempo. Relembrava todos os dias por que estava aqui, qual era minha obrigação, mas o peso era tão grande... achei que não fosse suportar. Mas é claro que entre uma tragédia e outra aconteciam coisas engraçadas pelo caminho (geralmente relacionadas às tragédias) que me ajudavam a seguir em frente. Além disso, eu sabia que a Força que existe em mim jamais me abandonaria.

As férias chegaram na semana mais fria do ano (muito amor passar essa semana debaixo das cobertas fazendo nada em casa!) e trouxeram preocupações e preguiça... E voltar foi bem difícil, não vou mentir. O inacreditável foi que o terrível agosto passou num piscar de olhos e eu não faço ideia de como isso aconteceu! Começou setembro cheio de novidades e o ano promete muita coisa ainda.

Aprendi muitas coisas, coisas simples.

Não transformar em grandes e impossíveis problemas coisas que daqui a uns 5 anos, por exemplo, não serão tão importantes assim.
Não desprezar quem sempre te amou e apoiou, por que essas são as pessoas mais preciosas que você pode ter ao seu lado.
Não julgar atitudes que você não entende. Cada um é diferente do outro e reage às situações da vida de modos diferentes. Sempre alguma atitude me surpreende. Aprendi a lidar com a surpresa e a tentar entender o que cada pessoa pensa antes de agir de determinado modo.
Não ser tão dura comigo mesma. Cobrar-me faz parte de quem eu sou, mas quando essa cobrança se tornou um peso nos meus ombros, resolvi que faria o que pudesse e não ficaria louca se não pudesse fazer mais.

Espero muito mais de 2013 ainda. Preciso esperar.
Por enquanto ele vai sendo o ano que começou às avessas, continuou descompassado e pelo jeito terminará de alguma forma surpreendente.

Um comentário:

  1. Perfeito o texto Bru... me identifico muito com o que você escreve e talvez seja por isso que nos demos tão bem. O ano praticamente acabou e, com certeza, esse foi um dos melhores que já passei, porque, apesar de todo o nosso sofrimento, sempre acabamos rindo de tudo no final, e, a sua companhia junto com a das outras meninas, tem me feito muito bem :) Obrigada por me deixar compartilhar do seu ano às avessas! Beijão

    ResponderExcluir