sábado, 11 de junho de 2016

Sobre conectar-se

É engraçado como as coisas acontecem rapidamente agora, como aprendemos desde muito pequenos como conectar-se a uma tela e a um wi-fi. Nascemos sabendo como lidar com teclados, touchscreen, e aparelhos que nos conectam a realidades muito diferentes das que nos rodeiam. Mas eu não quero falar sobre tecnologia hoje. Eu quero falar sobre conectar-se com pessoas. Sim, isso é um relato... meu querido diário

Meu final de semestre tem sido enlouquecedor. Minhas inseguranças a respeito da faculdade tem crescido exponencialmente perante à confusão causada pela paralisação de um grupo de alunos. Eu ando e paro, adianto trabalhos passíveis de adiantamento e fico em casa quando não é possível ir às aulas, que estão ocorrendo normalmente para a Engenharia Civil. Um drama sem fim. Apesar disso, essa semana tive momentos excepcionais, que apreciei muitíssimo, como há muito não fazia. Ganhei de presente conexão com pessoas que amo. Ganhei tempo de qualidade com elas.

Quando se faz faculdade fora da sua cidade de origem, você é obrigado a escolher uma família que amenize a falta que a sua lhe faz. Ao longo de 4 anos já consolidei a minha. É maravilhoso ter pessoas que são completamente diferentes de você e que te amem apesar de todos os defeitos que você tem. Estava em falta com essa família praticamente desde que o semestre começou e essa semana... ah, essa semana foi maravilhosa!

Consegui assistir filmes (um em casa, com direito a pipoca e colchão na sala com cobertas e um no cinema na noite mais fria do ano), gastar tempos de reunião (com direito a berrante e histórias de vestibular QUE EU AMO) e comer pão de queijo em ótimas companhias. Todo o tempo e exatidão que a faculdade me cobra não valem esses momentos. Toda a opressão de uma planilha de notas que me rotula não é posta em questão. Toda a inquietude e incerteza de uma movimentação na universidade não são páreo pra momentos de amor e comunhão como esses. Não conectam meu coração. Não conectam minha alma.

É absolutamente incrível o que meia hora de conversa faz com meus ânimos. É inacreditável o tamanho do amor que consegue ir aumentando a cada dia. Nunca subestime o valor de um passeio rápido, de um pão de queijo com café e conversa, de uma reunião discutindo algo que você dedica seu coração. Pessoas completamente diferentes se conectam a mim, minha alma e meu coração de uma maneira surpreendente. Pessoas que eu aprendi a amar, de fato: com atos, palavras e preocupações. Não subestime a capacidade de reconectar-se a um amigo.

Em tempos de wi-fi, venho utilizando a tecnologia para reconectar-me a pessoas. Reconectar meu coração a elas. Reconectar o que me traz alegria. Reconectar boas lembranças e boas possibilidades de futuro. Ah, como eu estou em dívida com tanta gente... Ah, essa saudade que me desconecta... Mas vou buscando esses momentos de conexão. Vou me esforçando entre os arames farpados, obstáculos e portões que se levantam diante de mim impedindo os encontros.

Só sei que essa foi uma semana gloriosa cheia de conexões mágicas. Um semana cheia de corações buscando caminhos alternativos para carregar suas baterias e não desistir. E eu só consigo ser grata por  cada pão de queijo, cada pipoca, cada lanche e sorvete. Sim, essa conexão engorda, sempre vem acompanhada de comidas... é inevitável! Ah, como é bom e agradável viverem unidos os irmãos... da família que mora fora de casa também

Fica aqui a minha singela homenagem aos amados que me privilegiam com suas companhias, com seus segredos, com suas dores e alegrias. Aos que me dão a honra de compartilhar um pouco mais de suas histórias e me fazem confortável para contar as minhas. Em vocês vejo o cuidado de um Pai amoroso. Em vocês vislumbro o próprio Filho através do amor. Em vocês meu coração aquieta e reconecta aos valores importantes pra minha alma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário