quarta-feira, 6 de julho de 2016

Meu querido professor universitário

É com grande atraso e pesar no meu coração que eu venho hoje escrever uma carta a você, meu querido professor universitário.

Preciso dizer, pra começo de conversa, que admiro muitíssimo sua trajetória. Conheço muito pouco sobre seu nascimento, sua família e sobre todas as dificuldades que passou para chegar onde está agora. Não sei se você é professor apenas para ter um lugar para subsidiar suas pesquisas, se você nasceu querendo ensinar pessoas ou se você já está de saco cheio dos alunos que não ligam pra nada.Por enquanto quero agradecer sua dedicação, seja ela ínfima e sem educação ou extremamente cuidadosa e atenciosa.

Querido professor, eu te devo desculpas. Muitas! Por aquela aula em que fiquei mexendo no meu smartphone fazendo nada e pela outra aula em que abri o notebook e terminei meus trabalhos enquanto você estava tentando me ensinar... Mas sabe, professor, às vezes vocês são muito ciumentos. Eu não tenho apenas a sua matéria, o seu projeto e a sua prova na minha graduação. Por favor, não se esqueça que também tenho vida. Eu saio com meus amigos, preciso ver minha família, preciso ir na igreja ou na balada vez ou outra, sabe... você não tem noção de quantas séries eu assisto! 

Querido professor, faço iniciação científica também sabe... participo de projetos de extensão por que não quero apenas me graduar, quero aproveitar as oportunidades que a minha universidade me oferece. Por esses e tantos outros motivos durmo nas suas aulas e fico distraída. Mas vamos combinar né, professor, com uma aula dessas nem você conseguiria prestar atenção! Luz apagada, slides lentos, sem raciocínio que vai evoluindo gradativamente: assim você me complica!

Querido professor universitário, hoje faz três dias que eu não lavo o cabelo. Sim, estou contando. Faz uma semana que não sei o que é dormir 8 horas por noite. Você não az ideia de como meu apartamento está sujo. Tem tanta louça na minha pia que estou precisando tomar água diretamente da minha garrafa. Eu já tomei tanto café pra ficar acordada fazendo seu projeto que meu estômago reclama só de chegar perto de uma caneca vazia. Você não tem noção do quanto eu estou cansada! Hoje dei um basta: dormi, vi um filme e não fiz nada. Adivinha? Me senti culpada o dia todo... acho que tem algo errado comigo, não tem? Suas aulas nada práticas me matavam de sono e agora tenho que me matar nas horas extra classe pra finalizar um projeto que está sim, muito bom, obrigada pelo 6.

Querido professor, quero que você saiba que jamais esquecerei seu exemplo. Jamais esquecerei sua falta de educação ou sua paciência além de todos os limites imagináveis. Preciso dizer que é sim sua a minha esperança na humanidade. Como já disse, não sou uma aluna sem falhas mas, querido professor, tem certas falhas inadmissíveis em você.

Preciso que você saiba, querido professor, que tive pesadelos com suas provas. Eu passei a semana toda com os ombros travados por saber que aquilo que você cobrará de mim será muito além do que aquilo que você me ensinou (bem porcamente). Mas, sabe professor, aquela sua outra prova estava tão tranquila que até consegui dar umas risadas enquanto a fazia. Tenho certeza que é por que você se esforçou e acreditou em mim. Tenho certeza que é por que você tem didática e nasceu pra fazer o que está fazendo. Ah, professor, se você soubesse o quanto isso significa pra mim; se soubesse o quanto eu o admiro por tudo que está fazendo e por não desistir de mim mesmo quando eu mesma teria desistido... ah, professor, você me faz ter fé na humanidade de novo.

Não tenha ciúmes, tenha paciência comigo. Um dia você também demorou para entender as coisas, se lembra? Quero que saiba que eu me preocupo com você quando problemas pessoais afetam sua estabilidade e acredito que deveria fazer o mesmo por mim. Quero que você saiba que é sua a responsabilidade de construir os futuros profissionais, os que cuidarão do mundo dos seus filhos e netos. É sua a tarefa de me encantar com as coisas mais improváveis, é sua a responsabilidade de me ajudar a estar conectado aos meus objetivos. Te amo e te odeio com as mesmas intensidades, no mais contraditório de todos os sentimentos.

De sua querida aluna,
a que se mata de estudar para quase nunca tirar uma nota fenomenal,
mas a que sempre tenta prestar atenção às aulas e aproveitar tudo o que você oferece,

a menina dos olhos atentos e das expressões improváveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário