quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Vida de vestibulando.

Se há uma coisa neste mundo que pode ser definida como miserável e com mérito é a vida de vestibulando. Digo, daqueles que levam a sério, ou pelo menos dos que ficam um pouco bitolados de vez em quando.
Quem está nessa vida não almoça: analisa as proteínas, os carboidratos, lipídios e vitaminas presentes na refeição,além de calcular a velocidade dos movimentos peristálticos e o tempo de digestão. Vestibulando não anda distraído: está sempre pensando. "Volume é área da base vezes altura, mas o de pirâmides e cones divide por três... Puts tenho que refazer os exercícios de física, preciso terminar de ler o livro e devolver amanhã, nooossa vai passar aquele filme que eu quero assistir mas não vai dar porque eu já marquei de estudar..." Daí passa um carro, quase te atropela e é claro que a culpa é sua.
Uma coisa intragável e inevitável a todos nós são as musiquinhas CA-FO-NAS pra decorar as malditas fórmulas. Elas ajudam a gente pra caramba, mas vamos combinar que são bem ridículas.
Vestibulando não sabe o que significa "vida social", mas sabe que vai aprender na faculdade. Na verdade, nós até sabemos, mas como colocamos o maldito vestibular em primeiro plano esquecemos da existência da tal "vida social". Eu me pergunto se ela ainda existe ou se já virou lenda urbana.
Comemos que nem condenados quando ficamos aflitos ou só por comer mesmo, por que estudar dá uma fome absurda. Não sobram unhas que não foram roídas no fim do ano e sim milhares de folhas de exercícios, apostilas, canetas e cadernos gastos. Ouvi dizer que uma menina conseguiu terminar uma borracha no cursinho, mas não sei se é verdade.
Pra ser sincera, vestibulando é um bicho feio, meio amarelado ou pálido. E as olheiras? Dormir de madrugada e acordar mais de madrugada ainda. Sortudo é quem não tem tendência de desenvolver as manchas roxas embaixo dos olhos. Quem nunca viu um vestibulando descabelado que atire a primeira pedra, aliás, quem nunca foi um que os julgue! As meninas, pobrezinhas. Precisam de mais tempo pros cuidados típicos de garotas, mas onde está o tempo? Cadê? Alguém viu ele dando um tchauzinho de alguma janela do décimo andar?
Esquecemos aniversários, comemos lanches monstruosos nos sábados a noite, trabalhamos e estudamos. Alguns tem jornada tripla, quadrupla. É sério: internet, estudos, serviços e tarefas de casa; por que vestibulando que se preze tem como tema musical de sua vida a famosa musiquinha do lerê lerê.
Você acha que sua paciência é grande? Experimente assistir uma aula de história às dez horas da noite. Experimente quatro aulas de história das sete às onze da noite. Não desmereço a matéria de jeito nenhum, mas tudo que é demais cansa. E nós sabemos o quanto. Principalmente se o professor não altera o tom de voz, não faz exercícios nem nenhuma piadinha inteligente no meio da explicação.
Vestibulando acorda de manhã pedindo a Deus forças pra conseguir levantar da cama, fazer seu serviço e ter a cabeça fresca pra conseguir absorver TUDO o que o professor com tic nervoso está explicando. Mesmo com o tempo escasso, vestibulando também ama. Apaixona-se. Encontra tempo pra fazer piadinhas e dar risada pra não morrer pensando nos resitores, na estequiometria, nos campos magnéticos, nos logs e na trigonometria.

E não é só. Mas por hoje é, por que eu sou vestibulanda, então o tempo tá acabando.

Em especial para @maahtty, @RaquelTonks, @feeferreira, @_jebarros e Marcela Moretti, meus companheiros de suplício. :)

2 comentários:

  1. Você expressou tudo que nós sentimos.Realmente só passando na pele que as pessoas entenderão.E deixem que tirem conclusões precipitadas e nos analisem a cada dia.Tudo isso UM dia vai ter merecimento! Beijos amiga.

    ResponderExcluir