quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Eclesiastes.

Pra começar fevereiro.

Tenho visto a olhos vistos pessoas mudando, sumindo, revendo seus conceitos para algo que eu não sei bem se vale o esforço. Mas, pelas palavras do Robinson, Lucas 6 existe e eu não tenho o direito de julgar ninguém.

Fui eu quem as deixei partir? Eu mudei assim? O quão longe desse mundo imundo eu estou? Estou fazendo o que nasci para fazer, sendo diferente do mundo e entrando nele, me sujando de lama até os joelhos pra buscar quem anda por lá?
Estou fazendo aquilo que está em meu coração? Quantas chances eu já disperdicei? E, de repente, quando começo a escrever espontaneamente, meu post fica cheio de perguntas. E eu não sei respondê-las!

Deve ser por isso que eu gosto tanto de Eclesiastes. Já li duas vezes, sem contar vantagem, até porque só tem 12 capítulos. Mas há algo nele que me interessa, que me intriga. Parece até que ele me desafia. Explica várias fases, da alegria ao sofrimento, das certezas e das dúvidas. Deve ser o momento de tantas reviravoltas que me faz tão maravilhada com ele. Logo depois vem Atos, o livro que 'não tem fim'. Mas falo dele outro dia...
Impossível escolher um pedaço só, mas aí vai... Essas são pra você que tem um pré-conceito de Bíblia e acha que nela estão escritas sempre as mesmas coisas.

"A tristeza é melhor que o riso; pois a tristeza faz o rosto ficar abatido, mas torna o coração compreensivo." Ec. 7.3


"A minha vida tem sido uma ilusão, mas nela eu tenho visto de tudo. Há pessoas boas que morrem, e há pessoas más que continuam a viver a sua vida errada. Por isso, não seja bom demais, nem sábio demais; por que você iria se destruir? Mas também não seja mau demais, nem tolo demais; por que você iria morrer antes do tempo? Evite tanto uma coisa como a outra. Se você temer a Deus, terá sucesso em tudo." Ec. 7.15-18

3 comentários: