quinta-feira, 16 de junho de 2011

Ponha ordem no seu mundo interior

Para ser sincera, quando o assunto de estudar o livro "Ponha ordem no seu mundo interior" surgiu pelo MLAF, eu pensei:
Eu tenho duas provas marcadas, vou prestar vestibular de novo, faz um mês que estou com um livro de biologia e não consigo terminá-lo, tem três casamentos por vir, três chás de cozinha, estou devendo uma visita pra Maria Clara, preciso organizar meu quarto, meus livros, minhas aulas em slide e ainda vou ter que dar conta do meu mundo interior? Vocês estão mesmo falando sério?!

Mas, como a gente paga cada palavrinha impensada dos nossos pensamentos, depois me arrependi e já pedi perdão a Deus pelo meu desleixo.
No prefácio do livro eu percebi que estava fazendo tudo errado. Sim, como num post anterior em que eu dizia que estava tudo errado (clica aqui pra ler), eu estava fazendo tudo errado, querendo começar uma mudança de fora pra dentro, sem me dar conta de que meu 'mundo interior' estava do avesso.
Então continuando a leitura daquele prefácio, percebi que aquele homem de 30 anos estava tão perdido quanto eu em meio a uma vida agitada, sem tempo para absolutamente nada, exercitanto demais a mente sem aprender a descansar. E, quando achava que estava descansando, estava só acumulando informações inúteis. Re-assistindo os mesmos programas, lendo os mesmos textos, escrevendo as mesmas baboseiras de sempre. Bom, esse não era ele, era eu. E, de repente, parecia que a esperança estava indo embora. Parecia que eu seria sempre acomodada. Pra quê tentar? Vou errar tudo de novo, nunca vou aprender.
Aí, muita calma nessa hora!

Grandes mudanças demandam tempo, paciência! Tanto que eu realmente não consegui o exercício de solitude ontem a noite. Não por que eu estivesse com sono, por que eu realmente não estava, mas simplesmente por que eu não consegui descansar e esvaziar minha mente das preocupações e problemas ao meu redor. Há, vocês acharam que ia ser fácil e que eu tinha conseguido né? Pois é, não consegui.

Se tem uma coisa que eu aprendi nesses anos de estudante é que você nunca vai conseguir aprender NADA se não praticar. É tudo uma questão de perseverança. Estou perseverando, por exemplo, no terceiro vestibular esse ano. E continuarei perseverando no exercício da solitude, por que eu sei que é algo precioso que eu preciso me dar de presente todas as noites.

Pra dizer bem a verdade, isso tudo está mais ligado ao Prefácio do livro. E a respeito da tal "crise do afundamento", bom, basta ler alguns dos posts que têm aqui no blog. Já passei por isso, fiquei desnorteada por que não tinha um alicerce interior pra suportar as pancadas do mundo exterior sobre mim. Eu achava que tinha, mas nada estava no lugar.

Das minhas obrigações do começo do post, já fiz uma prova e outra será sábado, terminei o livro de biologia (que, para meu espanto gostei muito), os casamentos e os chás de cozinha não chegaram, ainda estou devendo a visista para a Maria Clara, meu quarto até que está organizado, minhas aulas estão estocadas e eu estou sim disposta a resolver os conflitos do meu mundo interior. Não estou me desesperando a respeito de todas essas coisas, porque eu sei que todas elas estão sendo encaminhadas.

Mas e vocês? O que precisam resolver? O que é necessário reconhecer? A crise do afundamento passou ou persiste?

Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário