segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Amai e Perdoai

Não entendo qual a dificuldade monstruosa em tentar não magoar pessoas e em aprender a perdoá-las quando elas nos magoam. Tá, vamos por partes, como o Jack.

A dificuldade em tentar não magoar as pessoas, quero dizer, será que é tão difícil agir delicadamente com os outros, pensar em seus sentimentos e levar em consideração que alguma atitude pode magoar quem está perto de você? Bom, é claro que não vou ser a alienada aquela que diz que isso jamais irá acontecer, que vivemos em um mundinho perfeito onde todos se amam e não erram jamais, mas, em pelo menos 80% dos casos é possível não magoar as pessoas. Uma atitude delicada, uma satisfação, uma ligação ou algo do tipo. Parar um minuto antes de falar e dez antes de agir, para poder analisar a situação e entender o que realmente está acontecendo, e só então reagir ou calar-se. O problema reside justamente nos extremos: quem só reage e reage exageradamente magoa quem recebe essa reação, quem só se cala magoa ao outro (por que não diz nada e não procura conciliação) e por tabela magoa-se também por guardar os aborrecimentos e estocá-los em seu grande, escuro e úmido porão sentimental. e calar-se é assunto pra outro post, em breve. Aí reside aquele, como se diz?! Ah sim, man-da-men-to, ordem, conselho, ou seja lá do que você goste de chamar: "Amai ao próximo como a si mesmo." Ninguém gosta de ser magoado, então evite magoar pessoas. Simples? Claro que não! Se fosse fácil teria fórmula matemática para resolver... E ainda assim, nem a matemática é fácil! Como já disse, é impossível não magoar as pessoas em momento algum, e é aí que entra o próximo ponto.

Aprender a perdoar quem nos magoa. Aí mora um problemão.  "Nunca vou perdoar o que ele me fez." Egoísmo exagerado. Se você acha que é bom demais para perdoar qualquer pessoa que vier (ou não vier!) arrependida pedir-lhe perdão, precisa rever alguns conceitos. Acontece que, felizmente e independente da situação, Deus é bem claro a respeito desse assunto e não dá pra achar meio termo mesmo revirando a Bíblia de ponta cabeça: "Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores"  Mt. 6.12. Aiaiaiai, como será que estamos perdoando os nossos devedores?  Deus nos perdoará assim. E só pra ficar claro, os tais 'devedores' são qualquer pessoa que nos tenha ofendido de qualquer maneira. Algumas traduções trazem o termo como 'quem nos tem ofendido'.

O que me espanta é aprender sobre perdão com quem simplesmente se dispõe a perdoar, sem receber nada em troca e sem ter ouvido sobre perdoar durante vários anos sentado num banco de igreja. Cada vez mais admiro atitudes de pessoas humildes que só perdoam. E esquecem. Não impõem novos comportamentos, não dizem que perdoarão uma só vez. Podem repreender, dizer o quanto ficaram magoadas, mas simplesmente perdoam. Vejo um pouco de Deus nessas pessoas e, como eu disse, várias delas não têm anos de banco de igreja. Não me entendam mal, isso acontece dentro das igrejas, mas com muito menos frequência do que deveria.

Por fim, quero dizer que isso é um desafio imenso para mim também. Não é por que venho aqui e falo de tudo isso que sou perfeita nessa questão. Eu falo justamente daquilo que me sinto em falta e das atitudes acertadas que vejo nas pessoas que muitas vezes faltam em mim. Não tenho tanta dificuldade em perdoar e preocupo-me com não magoar pessoas, mas às vezes preciso pedir perdão. Por vezes aprendo a perdoar sem que me peçam. E assim, sendo mudança e renovação todos os dias, vou seguindo, sendo imperfeita mas com a certeza da minha redenção Naquele que me amou e perdoou primeiro.

Um comentário: