terça-feira, 12 de junho de 2012

Rápida reflexão

Baseada em uma das muitas coisas absorvidas hoje na aula do Márcio, resolvi falar um pouquinho do que ele mesmo expressou no início da aula, sua 'introdução de atualidades' de hoje.

Pra ser muito sincera, eu não me lembro bem em como ele começou, mas foi o seguinte: numa análise rápida da sociedade, poderíamos dizer que todos os ladrões e criminosos em geral (de origem humilde) são vítimas do sistema, pela condição em que cresceram e encontrando no crime um caminho viável a seguir. Essa é uma análise absolutamente superficial e branda, não vou entrar nesse mérito, o objetivo aqui é outro.

Apesar de sabermos que sim, o sistema acaba subjugando quase todo mundo mesmo, o que está sendo disseminado, muito lentamente e em doses pequenas é um ódio exagerado por essas pessoas. Ele comentou que há nitidamente uma disseminação de ideais que beiram o nazismo em jornais de grande circulação e outros meios. Assustado? Pois então você acha que algumas pessoas que assistem o noticiário e não pensam que a pessoa que organizou um assalto deveria ser morta? Pois então você nunca ouviu dizer que a 'polícia tem que matar mesmo, assim acabam com os bandidos'? Infelizmente, muito infelizmente, tive que concordar com essa ideia do Márcio. Quantas e quantas vezes já ouvi esse comentário. Quantas vezes já ouvi outras ideias que realmente beiravam o nazismo...

Ele continuou dizendo que governos autoritários se instalam com o apoio da população. Uma população que quer proteção e segurança à custa de sangue derramado, se for necessário. População que foi roubada em um restaurante, sequestrada, assaltada na porta de casa. No entanto, essa ideia de mata todo mundo #Hermanoteufeelings está ligada ao conceito de eugenia, limpeza racial e... nazismo! Tive calafrios ao ouvir esse discurso hoje, por que, além de fazer sentido, é algo que deveria tirar o sono de gente que pensa sobre a sociedade.

Por fim, disse também que, quando se aceita essa ideia de 'tem mesmo é que matar o bandido', você mata todo o conceito de religiosidade humana. Lembrei as palavras exatas dele pra essa parte, mas né, vou ser um pouco mais sutil... Se você aceita essa ideia de 'limpeza do crime', onde fica o não matarás? O que você vai fazer com a sua Bíblia? Apagar essa parte? Esse conceito mata todos os princípios morais do ser humano.

Vou deixar bem claro que não, eu não estou defendendo criminosos. Sim, eles precisam de uma punição também, mas é preciso lembrar que eles são pessoas, com suas limitações e que o amor ao próximo também é tema religioso que deveria ser posto em prática. Isso é um caso extremamente sério e muito mais profundo do que se imagina.

E isso tudo foi só a introdução da aula, imaginem o resto.

Esse assunto não foge ao tema dos textos daqui; pelo contrário, ressalta o que a falta de amor ao próximo significará. E a reflexão fica pra quem for parar pra pensar sobre o assunto...

Nenhum comentário:

Postar um comentário