sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Quatro elefantes jovens

Estava aqui, muito focada nas milhares de coisas que tenho que fazer sem fazer nenhuma, e a aula da manhã deu título a esse texto, depois de ter lido alguns recados que deixei pra mim mesma... Abre a mente, tenta acompanhar minha teoria dos elefantes e vem comigo.

Não, eu ainda não estou doida. Explico os quatro elefantes jovens.
Sobre a pressão que o ar exerce sobre cada um, se considerarmos um metro quadrado, o valor dos quilos sobre nosso corpo é 10.000. Dez mil quilos, aproximadamente quatro elefantes jovens.

A pressão exercida pelo ar é facilmente vencida diariamente, milhões de vezes enquanto respiramos, pela máquina que nos move. Ela é relativamente grande e opressiva e o menor de todos os nossos problemas... Quantas outras pressões pesam mais em nós do que dez, doze elefantes jovens?

O sonhado diploma tão distante, a estabilidade de um emprego, o sonho de um imóvel próprio, o sonho de um carro... e tantos outros elefantes financeiros que acabam virando prioridade. Pressões impostas sobre nós que acabam consumindo todo o tempo e energia disponíveis e que jamais voltarão. Elefantes que a cada dia ficarão mais gordos se forem alimentados. Talvez um dia até dominarão tudo ao redor, pisoteando toda e qualquer emoção que ainda possa restar se não forem detidos .

O olhar e a opinião do outro não é um elefante: é maior que uma manada inteira. Modificar-se em função do outro para tentar ser feliz nunca adiantará nada. Não vale a pena carregar tantos elefantes nas costas por conta da aprovação alheia. 

E vale a pena lembrar que o maior carrasco da sua vida mora dentro de você: esse elefante nunca poderá ser morto, apenas domado. É preciso o conhecer muito bem, saber do que gosta, do que detesta e controlá-lo para que a autopunição não seja insuportável. É indispensável se cobrar um pouco menos, se soltar um pouco mais e entender que, como ser humano, os erros são parte do processo e eles vão acontecer fora dos planejamentos.

Levando em consideração essa teoria dos elefantes eu indico que você saia à caça agora mesmo. Derrubando todo e qualquer elefante que te prenda, te pisoteia e te sufoca. Afinal de contas, seu corpo já suporta a mesma quantidade de massa de quatro elefantes jovens, por que sobrecarregá-lo com mais?


*PS: Se tá difícil matar seus elefantes, lembra que o Albertinho, o Einstein disse que no meio da dificuldade encontra-se a oportunidade. Você só tem que se esforçar pra enxergá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário