domingo, 6 de dezembro de 2015

Sobre gentileza e a magia do Natal

Hoje quero lembrar da menina de cabelo ruivo e cachinhos que cedeu lugar a um senhor no ônibus algumas semanas atrás e ainda bateu um papo com ele naquela manhã, quero lembrar dos muitos sorrisos de bom dia, das muitas mensagens de boa noite, dos abraços acolhedores, dos beijos inesperados, dos guarda-chuvas compartilhados, das gentilezas nossas de cada dia.

Neste domingo quero lembrar de cada um que salvou minha pele nesse semestre me ajudando em um trabalho ou outro, de cada um que riu dos absurdos de alguns professores, de cada carona pra faculdade e de cada risada escandalosa... Eu quero lembrar das músicas de Natal, de cada pessoa que largou tudo na vida pra trabalhar em prol do próximo, quero lembrar de todas as cartas, cartões postais e dedicatórias que já recebi na vida. Também quero lembrar do seu Joaquim, tão feliz e disposto mesmo na velhice e também da dona Sebastiana, que me desejou tão carinhosamente as bençãos de Deus... Tenho meus momentos de nostalgia, meus objetos nostálgicos, mas hoje eu quero mesmo é lembrar de cada gentileza, de cada pedaço de amor espalhado na minha memória.

Quero relembrar todo o trabalho que uma Operação Natal proporcionou. Desde o início eu já conhecia cada etapa e todos os anos a disposição aumenta! Cada um que esteve presente nessa Operação gigantesca (pelo menos aos meus pequeninos olhos) fez mover um encantamento sem precedentes em cada sorriso de criança ou de um idoso que recebeu presentes adiantados do "Papai Noel". É certo que não acredito mais nele, mas o importante é que agora posso ser Papai Noel de alguém. Percebo que tenho muito mais do que preciso, sou imensamente abençoada e é sim MEU o dever de compartilhar essas bençãos com quem precisa!

Ontem foi um dos dias memoráveis dessa minha singela existência. Estava desesperada por ser líder de um dos bairros, teria de deixar tudo organizado para a arrecadação de alimentos, produtos de higiene e limpeza para várias instituições de São Carlos. Que responsabilidade! Desconfio que para meu bairro vieram as melhores pessoas, porque todos foram impecáveis, maravilhosos e eu fico emocionada só de lembrar da dedicação de cada um pra fazer nossa tarde ser tão especial.  Foi uma jornada cansativa, com chuva e com muita risada e descontração, com correria, alegria e uma disposição sem precedentes! Aos voluntários que participaram ontem somente, fica o convite para o ano que vem participarem desde o começo.

No fim das contas, estava ansiosa em casa esperando o resultado da arrecadação, afinal serei engenheira e o que me importavam eram os números... Incrivelmente, aquelas 200 (ou mais) pessoas arrecadaram 5,4 TONELADAS de doações! Meu coração se encheu de alegria por cada um que se dispôs a entregar seu dia (em um final de semestre tumultuado) para ajudar o próximo e por cada um que deu um pedacinho de sua dispensa de casa para doar.

Ao senhor dono do açougue ao lado de casa que doou papel higiênico por não ter outra coisa, às senhorinhas simpáticas que me entregaram a sacolinha que já estava separada, à mãe que entregou a doação para o filho me entregar ensinando a criança a ser solidária, a cada um que me retribuiu um sorriso e às senhoras que me disseram para eu continuar ajudando mesmo depois de formada, desejando um Natal abençoado para mim e minha família; a todos esses e muitos outros que fizeram parte dessa história o meu sincero obrigada por trazerem à minha memória o que me dá esperança. Por me fazerem acreditar na bondade, por deixarem lembranças marcantes em meu coração. E ao moço que tocava piano lindamente e me disse simplesmente "NÃO", eu apenas desejo que esse encantamento chegue a você através de sua música, que me emocionou, mesmo sendo tocada sem emoção alguma. Que a magia do Natal e a gentileza nossa de cada dia possam transformar seu coração.

É impressionante o que um trabalho de formiguinha consegue fazer. É impressionante onde a gentileza e a disposição podem nos levar. O meu presente de Natal eu já ganhei por que meu Natal já começou... e o seu?!

Um comentário: