segunda-feira, 19 de março de 2018

Quando o amor acontece

Eu sei que você vai dizer que eu estou falando clichés de romances melosos ou vivendo num mundo cor de rosa, mas a verdade é que a gente sabe quando o amor (de verdade, duradouro) acontece.
Por 24 anos eu achei que essa história de amor de verdade fosse mentira. E por 24 anos eu não vivi um relacionamento que remotamente me inspirasse a imaginar um futuro, uma vida boa e feliz ao lado de alguém. É certo que a gente pode viver muitos relacionamentos sem que neles exista amor, de fato. A verdade, meus caros, é que o amor chegou na hora em que eu estava preparada, mas não muito acessível. Tipo quando a gente acaba de limpar a casa e chega visita mas você precisa sair por que tem compromisso. Você quer receber a visita, sua casa tá linda pra acolher ela, mas você não tem o tempo necessário pra se dedicar naquele momento.
O amor também chegou alterando todas as minhas percepções e que maravilhoso foi esse processo. Eu percebi que o amor é um misto de cuidado, paixão e amizade. Um relacionamento é muito mais sobre fazer o outro feliz do que fazer a si mesmo feliz. Eu demorei a perceber que a minha dedicação ao amor renderia frutos doces e deliciosos. O cuidado com quem se ama não deve anular quem somos nem alterar nossas amizades, trabalho ou estudos, mas, sempre que possível, o amor deve encontrar uma brecha e se encaixar, somando felicidade nessas áreas.
Não se engane, o começo pode ser tenebroso. Você pode descobrir os maiores traumas de quem se ama e os seus próprios. Você pode passar por choradeiras longas e doloridas, por discussões exaustivas, mas no fim das contas, quando o amor tem lugar, a reconciliação é certa. Você pode se machucar e também machucar o outro, mas o amor cicatriza feridas quando existem dois corações sensatos e dispostos a trilhar a aventura que é um relacionamento.
Sabe, eu não acreditava que isso era pra mim. Eu nunca pensei que o amor fosse me encontrar na faculdade, no fim dos 5 anos, e imaginava menos ainda que ele fosse me fazer transbordar de felicidade. Sim, o clichê é verdade. Você vai se derreter pelo sorriso dele, vai querer dar um beijo bem gostoso em toda oportunidade que tiver e ainda vai ser a pessoa mais melosa do mundo quando você jurava de pé junto que era durona. Você vai permitir que o amor te conheça e antes que perceba já vai estar o chamando de "mor".
Não se engane: não existe relacionamento duradouro de amor sem que os dois estejam dispostos e abertos. Sem que haja compreensão, carinho e o básico: respeito. É uma jornada sensacional, um aprendizado constante e, quando você pega o jeito, tudo se resolve fácil.
Se existe uma receita? Não existe, mas sigo dando conselhos não autorizados por ser intrometida e querer ajudar pessoas nas jornadas delas. Primeiro, seja a pessoa interessante. Depois, se interesse por alguém, se quiser. Por último, se houver esse alguém, dedique-se e escolha fazer o outro feliz sem que isso atrapalhe quem você é de verdade. Seja alguém melhor, incentive seu amor a ser alguém melhor, celebre as conquistas e o abrace em meio às perdas. Se eu pudesse te dar um último conselho, diria para não se interessar por quem não te acha interessante, mas eu sei que isso é difícil e que muitos não seguem esse conselho (eu mesma já não o segui muitas vezes - todas elas tiveram finais e não continuidade). A outra parte do conselho é que você olhe com olhos curiosos pra quem te acha interessante. Pra quem está ao seu lado em todos os momentos e não nega ajuda com as suas dificuldades. Foi assim que descobri o amor, do jeito mais doido, numa tarde de estudos antes de uma recuperação. Mal sabia que meu professor carrasco contribuiria para o melhor presente que recebi na vida até hoje.
Quando o amor acontece a gente fica besta mesmo. Ri de qualquer coisa, chora de saudade, chora de alegria, chora de raiva, chora de desespero (sim, eu reencontrei minhas lágrimas todas, o amor me consertou). Quando o amor acontece, a vida que era cheia, fica a ponto de transbordar e você sabe que ali vai ter alguém no fim do dia pra recarregar sua bateria e te aconchegar no lugar mais gostoso do mundo, que é dentro do abraço dele.
Quando o amor acontece, você não está nem aí se as pessoas estão te achando melosa ou falsa: você simplesmente sabe que é amor. Quando o amor acontece meu bem, não tem como evitar. É feito chuva de verão que vem pra refrescar a dureza de um dia abafado. O amor simplesmente acontece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário