quarta-feira, 9 de maio de 2018

Sobre medos internos e ideais maiores

Pode ser que você não tenha se dado ao luxo de parar pra pensar sobre si mesmo no meio da sua rotina, por que, vamos combinar que uma pausa é realmente um luxo nessa sociedade doida em que a gente vive. Pode ser que você esteja vivendo há tanto tempo no piloto automático que nem tenha se dado conta de que se passaram anos sem que você saiba direito quem é e eu vou te contar um segredo: descobrir quem somos é extremamente dolorido, mas libertador.
As dores são as primeiras a dar as caras. A falta de autoestima, a dificuldade em confiar nas pessoas, a autopunição severa. Tudo isso vira um monstro interno que te dilacera, reafirmando que sim, o seu pior inimigo é você mesmo. Não tem receita mágica pra afugentar traumas e fantasmas que rondam nossa mente todos os dias, é tudo uma questão de treinamento e ideais maiores. O treinamento serve para que a gente possa refletir sobre sentimentos sem ser levado ao olho de um furação por eles. A preocupação é um ótimo gatilho para iniciar um planejamento, por exemplo, mas às vezes é tão intensa que nos leva a um estado de inércia diante de qualquer situação, como uma simples pia de louça suja. O medo deve ser o maior indicador daquilo que pode ser conquistado um dia, mas em excesso também provoca esse sentimento de letargia e nos paralisa, embaçando nossa visão em situações rotineiras. A questão sobre ideais maiores vem da sua realidade, por isso é uma das partes mais difíceis.
O limbo existencial pré formanda e estagiária faz com que, por muitas vezes, em muitas ocasiões eu me sinta um lixo. O mercado da engenharia civil não colabora nem um pouco com a minha situação psicológica, mas a vida continua seguindo e eu tento todos os dias afugentar pensamentos terríveis sobre a crise enquanto planejo futuros e ajo sobre eles. É engraçado como atualmente uma volta na obra parece um passeio no parque enquanto que três meses atrás parecia um passeio no parque... dos dinossauros (desculpem a piadinha infame, mas não resisti). Mudanças, em sua maioria, são aterrorizantes para mim, mas depois de um tempo é possível dominar e superar medos irracionais.
Assim seguimos a vida, com dias bons, outros nem tanto assim, passando vários nervosos, morrendo de saudades das vidas em tantas outras cidades diferentes da que eu lhes escrevo hoje. Segue-se a vida, buscando a tão sonhada independência financeira (ela existe mesmo? alguém me conta se é um sonho inalcançável?), a tão sonhada diferença em alguma parte desse mundo enorme. Encontro em um futuro que nem sei se existirá meus ideais maiores. Mas quer saber? É muito desperdício não aproveitar a jornada. É muito desperdício ficar cobiçando padrões irreais e realidades caras e fúteis quando tem tanta gente por aí morando em prédio abandonado, comendo o que consegue pra não morrer de fome, morrendo em incêndio catastrófico por que, infelizmente, estava fazendo o melhor que podia da situação em que se encontrava. Eu não sei vocês, mas eu não consigo me aquietar com essas situações.
Mas seguimos a vida, enfrentando nossos maiores pesadelos diariamente (ainda que apenas os vejamos pela TV), cada um com seus níveis de sofrimento. Seguimos a vida, fazendo do amor de um Pai cuidadoso a felicidade diária, a resposta para os medos e a esperança no futuro através do seu movimento em nós, para arrumar as bagunças que nós mesmos causamos. O sentimento de incapacidade sempre me dominou, mas é na caminhada diária de treinamento e reflexão que me me capacito. É não estando pronta e mesmo assim fazendo que descubro que sou capaz. Por que esse chamado de ação é simplesmente irresistível e eu não posso negá-lo. Meus medos se dissolvem quando enxergo ordem no caos e esperança no futuro através Daquele que rege um universo inteiro e ainda olha pra mim com amor e misericórdia.

 "Vai em frente filha, continua andando que te capacito na jornada... Mas não esquece de reparar nesse nascer do sol lindo que preparei só pra te ver sorrir, não esquece que estou agindo através das pessoas que estão ao seu lado, não esquece do seu valor, nem do preço que paguei pra te ter do meu lado. Vai filha, seja a melhor pessoa que você puder ser, mesmo com inseguranças e medos e se fortalece na sua jornada por que estarei com você sempre."

Nenhum comentário:

Postar um comentário