quinta-feira, 9 de maio de 2019

Meus heróis mudaram

Quando a gente cresce, é normal que as perspectivas mudem. É por isso que ao voltar a lugares de infância a gente acha tudo muito pequeno, por mudar a perspectiva com que se via o mundo, a altura e a curiosidade dos olhos. Então, agora, no auge dos meus questionamentos e das minhas vivências malucas, encontrei mudanças nos heróis que me inspiram.
Eu descobri o segredinho de todos eles: ninguém é perfeito. Demorou muito pra que eu entendesse que eles também falham. Que gritam. Que são teimosos e que gostam de te interromper o tempo todo às vezes. Que estão absortos na mais profunda mesmice, talvez até na própria ignorância, mas que, de alguma forma, ainda são meus heróis.
Eles ainda me inspiram no carinho com os filhos, no esforço e dedicação no trabalho e alguns, muito raros, na paciência em situações de estresse.
É claro que adquiri novas inspirações ao longo do caminho. Pessoas cuja luta diária em busca do sustento da casa não as faz amargas, mas cheias de alegria e amor. Pessoas que se viram nos 30 pra complementar renda, pra estudar e estagiar, pra ser suporte pra família e amigos. Pessoas cuja a agenda abarrotada de demandas não é capaz de levar embora o bom humor e têm sempre um sorriso pra te oferecer. Pessoas cuja paixão (ou até mesmo amor verdadeiro) as fizeram perseverar e não desistir de sonhos que pareciam impossíveis, mas que hoje já se realizaram e são felizes por que não se importaram com as opiniões alheias. E pessoas que decidiram largar tudo pra cuidar da sua saúde mental, enquanto o resto do mundo as chamava de fracas e desocupadas.
Sabe, os meus heróis mudaram. Uns cresceram, uns não deveriam nunca ter sido tomados como herói e outros ainda tem vivências que me inspiram. Os heróis da minha trajetória sempre souberam retribuir os privilégios e os dons que possuíam com os outros, seja esse dom ensinar, cozinhar, encorajar e, acima de tudo, amar.
Meu olhar mais alto e igualmente curioso, como na infância, segue prestando muita atenção às inspirações que tomo pra mim. É certo que me afastarei de muitas, me aproximarei de novas e me reinventarei pelas jornadas malucas da vida. Mais certo ainda é que os privilégios e dons retribuídos serão sempre reconhecidos, agora aprendi a prestar a atenção devida aos meus heróis. Talvez seja por isso que eles mudaram tanto...

Nenhum comentário:

Postar um comentário